Empreendimentos
Exercício de curva de demanda:
A curva de oferta de carne em um mercado é dada por Q
, na qual Q é a quantidade ofertada e P o preço da mercadoria. Já a curva de demanda desse mesmo mercado é determinada pela expressão Q
Considerando que a oferta e a demanda de um bem tendem a se igualar, calcule o preço e a quantidade de equilíbrio daquele mercado e faça um gráfico traçando as curvas de oferta e demanda que passam pelo ponto de equilíbrio.
Exercício de Curvas de indiferença e taxa marginal de substituição – caso
Discreto
A Carolina ocupa parte do seu tempo livre a ir ao cinema e ao teatro. As suas preferências em relação a estas duas actividades estão descritas no quadro 2.4, no qual
U1 e U2 representam os níveis de satisfação e X e Y designam, respectivamente, o número de idas ao cinema e ao teatro por mês.
a) Represente graficamente as duas curvas de indiferença, explicando o seu significado. b) Considere a curva de indiferença U1.
b.1) Calcule a Taxa Marginal de Substituição (TMS) entre os pontos A (X=1, Y=12) e
B (X=2, Y=8). Interprete o seu significado econômico.
b.2) Ainda na curva U1, analise o comportamento da TMS à medida que a Carolina substitui Y por X e interprete o seu significado.
Quadro de Preferências da Carolina:
U1
X
1
2
3
4
5
6
U2
Y
12
8
5
3
2
1,5
X
3
4
5
6
7
8
Y
14
10
7
5
4
3
Outros exercícios
A.1.1. Defina os seguintes conceitos:
a) Cabaz de bens (cesta de bens)
b) Conjunto de possibilidades de consumo
c) Restrição orçamental
d) Custo de oportunidade de um bem
e) Utilidade marginal de um bem
f) Curva de indiferença
g) Taxa marginal de substituição no consumo de Y por X
A.1.2. Considere um consumidor que enfrenta os preços Px e Py e dispõe de um rendimento M. Para cada um dos casos seguintes, determine, analítica e graficamente, o conjunto de possibilidades de consumo e a restrição orçamental.
a) Px = 2 ;