EMPREENDER
Empreendedores têm a enorme capacidade de ouvir, aprender, selecionar conhecimentos de outros e, em alguns casos, estimular a colaboração e o aprendizado coletivo de várias pessoas.
O futuro se desenha a cada instante, e não agir significa ficar para trás.
Empreendedores para valer se recuperam e mantém a energia e o foco na busca das soluções, da visão e dos resultados concretos. Uma das características interessantes reside no fato de serem muito ágeis na identificação de pessoas que podem lhes trazer soluções para seus desafios emergentes.
O verdadeiro empreendedor sabe, ademais, que a conquista de hoje serve apenas para impulsionar e prover recursos para os desafios que ainda virão.
Cair e subir, vencer e perder, conquistar e ser conquistado são apenas estágios que tornam sua vida interessante.
Foi o que Roberto Vaston fez, foi para os EUA, New Yorque, com a cara e a coragem, dormiu por 4 meses no Central Park e nunca desistiu de que um dia ele poderia vencer na vida. Teve coragem, pronunciava o verbo querer acima de tudo sem atropelar a vida. Acreditou no seu trabalho e acima de tudo em Deus. Tiveram altos e baixos, venceu e perdeu, pois gastou praticamente toda sua fortuna viajando pelo mundo buscando novos conhecimentos intelectuais, conquistou e foi reconhecido pelas pessoas. Quando teve que voltar para os EUA, porque gastou sua fortuna viajando, não teve medo, mas sim coragem de recomeçar o seu novo futuro.
Dividir os alunos em pequenos grupos e propor a seguinte atividade: (Os mesmos grupos do trabalho de PI)
a) Que relação podemos estabelecer entre empreendedorismo e felicidade?
A felicidade é uma vibração intensa, uma sensação de vitalidade que nos atinge e dá um gosto imenso por estarmos vivos. Mas a felicidade é episódica, uma ocorrência eventual. A vida é carregada por momentos de turbulência. Ser reconhecido no trabalho por