Empreendedorismo
Gestão Financeira Capital de Giro
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
Aline Oliveira Nunes – RA: B54IFA - 7
SANTANA DE PARNAÍBA 2013
Introdução
Este trabalho irá aborda o tema capital de giro. Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso, ou seja, o capital de giro é o investimento localizado no caixa para utilização da empresa para qualquer tipo de transação.
Desenvolvimento
O Capital de Giro, em todas as empresas, é formado pela soma de seus recursos em caixa e em bancos, além dos estoques que mantém. No dia a dia das empresas, o Capital de Giro costuma oscilar, influenciado por fatores como contas a receber, caixa disponível, contas a pagar, prazos de recebimentos de pagamentos e volume de vendas, à vista ou a prazo.
Quando uma empresa precisa aumentar seu Capital de Giro, para saldar seus compromissos, pode lançar mão de diversas fontes, como o desconto de cheques, o aumento dos lucros ou com empréstimos e financiamentos. O Capital de Giro também pode ser ampliado quando são gerados mais lucros, desde que sejam reinvestidos na empresa, com mais investimento de capital.
A necessidade de Capital de Giro aumenta quando aumenta o volume de vendas, para reposição de estoques. Também isso acontece quando os prazos de pagamento são reduzidos e com a ampliação das vendas a prazo, que diminuem a liquidez de caixa da empresa. Se forem registrados prejuízos, desequilíbrio na distribuição de seus