Empreendedorismo
1. Projetando a Organização da Empresa
Uma vez que o indivíduo decida empreender, tendo concebível um negócio que queira explorar, é necessário que ele formalize o seu plano, estabelecendo uma empresa que obedeça aos preceitos legais e funcione eficientemente, contando com uma administração capaz de manter e expandir o negócio.
1.1. O primeiro passo para constituir uma empresa é definir o seu objetivo: Qual será o foco de atuação da empresa, qual será sua missão. Essa definição é de extrema importância, pois norteará as ações do empreendedor e de seus colaboradores.
1.2. A seguir é necessário especificar todos os detalhes do produto que será vendido no mercado. Todas as especificações técnicas devem ser definidas. Nesse ponto, as matérias primas e os fornecedores devem ser identificados, inclusive buscando-se alternativas caso haja algum imprevisto ou gargalo no fornecimento. Um bom contato com os fornecedores, pode garantir crédito para compras e até mesmo apoio técnico, facilitando o início da produção e reduzindo a necessidade de capital de giro.
Desde o início o empreendedor deve procurar conceber bem as etapas do processo produtivo, eliminando suas dúvidas para reduzir a possibilidade de problemas durante a operação. Assim, o fluxo de produção deve ser estudado em cada uma de suas etapas, dominando-se todos os aspectos técnicos do produto e do processo, buscando também a qualidade do produto final.
Obviamente, na medida que se avança na curva de conhecimento do negócio, melhorias devem ser feitas para aumentar a eficiência e reduzir problemas, mas se desde o início a empresa tiver um processo mal concebido, com muito desperdício, ineficiência e baixa qualidade, será mais difícil para que sobreviva tempo suficiente para corrigir esses erros.
1.3. O mercado que se pretende atingir deve ser bem definido, para que se maximize o sucesso do esforço de vendas. É necessário definir qual será a área de atuação da empresa: