Empreendedorismo
Introdução Com esta investigação pretendemos angariar dados suficientes para ter-mos uma visão histórica do empreendedorismo o que é e quais as características de um empreendedor. Recolhemos informação também sobre os apoios que são dados aos empreendedores em Portugal e alguns casos de sucesso de empreendedores portugueses.
O empreendedorismo refere-se a uma capacidade individual para colocar as ideias em prática. Requer criatividade, inovação e o assumir de riscos, bem como a capacidade para planear e gerir projectos com vista a atingir determinados objectivos.
Comissão Europeia Educação e Cultura, 2005
O empreendedorismo é fundamentalmente a capacidade e o desejo de agir consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma mudança.
O acto de empreender revela-se numa atitude dinâmica perante a realidade, em que, face a determinados contextos internos ou externos, se imaginam respostas de modificação dessa realidade.
É por isso que se associa, regra geral, o empreendedorismo à inovação, pois o/a empreendedor/a tende a realizar as suas acções de forma diferente, para obter resultados diferentes e, nesse processo de inovação, está a desconstruir a realidade para recriar.
Quais as competências chave para o desenvolvimento do empreendedorismo?
• Auto-confiança / Assumpção de riscos • Iniciativa / Energia • Resistência ao fracasso