Diretrizes Praças Urbanas
Os espaços públicos são muito significantes para a vida urbana onde estão inseridos e são locais onde o convívio social ocorre independentemente da raça ou condição social. O espaço público é o lugar de lazer, de descanso, de conversa, de livre circulação e principalmente da possibilidade de encontro.
Para projetar espaços públicos é necessário entender a dinâmica da cidade e das pessoas que nela vivem para que estes locais sejam projetados a fim de atender as necessidades e desejos dos usuários.
O objetivo deste trabalho é orientar a elaboração dos projetos de praças e parques para o distrito de Perpétuo Socorro em Belo Oriente, a fim de criar uma sistematização e padronização gerando identidade local.
INSERÇÃO URBANA DE PRAÇAS E PARQUES – A diferença entre os dois
No caso de Perpétuo Socorro haverá projetos das duas naturezas por isso é necessário à diferenciação dos termos para que ocorram projetos compatíveis com os locais onde serão inseridos.
Praças
A praça é totalmente dependente do local onde está inserida por isso entender o entorno e as principais circulações, é importante, considerando que o principal objetivo da praça é promover o encontro.
Ela deve compor o ambiente urbano sendo coerente e interagindo com a cidade, além de garantir a percepção do entorno.
Este espaço deve possibilitar práticas sociais diversas, deve oferecer lazer passivo e ativo para todas as idades.
As praças devem ser bem localizadas a fim de facilitar o acesso, garantir a acessibilidade e a livre circulação por isso analisar os fluxos se faz necessário.
Os elementos usados como vegetação, água, iluminação e mobiliário devem completar o ambiente, mas nunca limitar a apropriação do espaço.
Parque
No caso de parques a relação com a cidade é independente, pode estar inserido dentro da malha urbana, mas também pode estar totalmente fora dela.
Neste caso o acesso pode ser controlado e as circulações podem ser previstas e definem os locais de