Empreendedorismo
A palavra empreendedorismo vem do verbo francês entreprender, ouentrepreneurship, que é empreender, realizar, fazer ou executar tarefas; no qual a mesma tem seu conceito definido além de uma interpretação ampla quanto ao seu significado. De acordo com Lenzi, Venturini e Dutra(1998), “no início do século XVIII, resignava um empreendedor como uma pessoa que assumia riscos numa negociação de compra de serviços ou mercadorias por um determinado preço com a intenção de revendê-los mais tarde por um preço incerto”.
Empreendedor é uma pessoa capaz de iniciar ou operar um negócio, e o empreendedorismo é a ciência que busca estudar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à criação de um novo projeto, seja mestres: técnicos, científicos ou empresariais.
Entende-se por empreendedorismo a identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócio.
No mundo atual, globalizado, capitalista, extremamente consumista, quem quer se desenvolver profissionalmente em um âmbito de altas concorrências deve primeiramente desenvolver suas próprias técnicas. Quem já tem suas próprias convicções, objetivos e seus conceitos analisados têm indiscutivelmente mais habilidade em seu processo empreendedor.
Um bom empreendedor aprende que nem tudo sai como o planejado. Mas faz de tudo pra que seu plano dê certo. Vários são os obstáculos pelo caminho, muitos “nãos” virão pela frente quando se decide ser um empreendedor. Ele persevera, lida com as adversidades de uma maneira diferente da maioria das pessoas.
Empreender é ter uma vontade, é ir à busca de sua realização. Sejam elas de um âmbito corporativo, como na vida pessoal.
Saber tomar iniciativas, ter motivação e dinamismo, saber lidar com as pessoas, são breves requisitos de um bom empreendedor.
O valor do empreendedorismo corporativo engloba transformações no meio empresarial por meio de um processo de renovação estratégica, que viabiliza a aquisição de novas