Assuntos importantes
Escherichia Coli
Salmonella
É uma família de bactérias Gram-negativas muito abundante. Os Enterobácterias são bastante conhecidas, algumas pertencem a microbiota normal dos intestinos de seres humanos e animais como a Escherichia coli, outros como habitantes do solo ou da água e outros podem estar implicados em vários processos patogênicos, incluindo por exemplo o gênero Salmonella.
Escherichia Coli
Contaminação:
A contaminação com a Escherichia Coli (E. Coli) ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados com a bactéria e neste caso ela poderá causar gastroenterite. Mas nas mulheres, a infecção urinária pode ser causada pela E. Coli, pois elas migram do ânus para a uretra devido à sua proximidade.
Sintomas:
Os sintomas da infecção surgem, geralmente, de 6 a 8 horas após o consumo do alimento contaminado e, em alguns indivíduos, pode levar a complicações mais graves, como um súbito comprometimento renal, que pode causar uma lesão renal permanente.
Na maioria dos casos, a E. Coli causa somente uma leve gastroenterite que passa em menos de 1 semana. O tipo mais conhecido desta bactéria é a 0104, caracterizada por causar diarreia contendo sangue.
Prevenção:
A prevenção contra a contaminação com a Escherichia Coli consiste em:
Lavar as mãos após usar o banheiro;
Lavar as mãos sempre antes das refeições;
Lavar as mãos antes e depois de preparar as refeições;
Lavar bem os alimentos que são consumidos crus como alface e tomate; Desinfetar os alimentos que se comem cru, colocando-os de molho, completamente imersos, em 1 colher de sopa para cada litro de água potável e deixar descansar por quinze minutos.
Diagnóstico
O diagnóstico da E. Coli pode ser feito através da análise laboratorial que investiga a bactéria nas fezes ou urina.
Tratamento
O tratamento para infecção por E. Coli vai depender do tipo desta bactéria e da infecção que ela provoca. Quando se trata de gastroenterite ou simples diarreia, o tratamento pode