respostas de perguntas do PAS
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico, 4ª ed. Trad. de Maria Isaura Pereira Queiroz, São Paulo, Editora Nacional, 1966, p. 96. Para Durkheim, quais elementos caracterizam um fato social? a) Exterioridade, generalidade e organicidade social. b) Coercitivade, generalidade e interatividade social. c) Exterioridade, coercitividade e generalidade. d) Liberdade, coercitividade e solidariedade. e) Coercitividade, dignidade humana e organicidade social.
2) O sociólogo francês Émile Durkheim considera a “comunhão de valores morais” a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje.
Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no