Empreendedorismo
Ficamos focados em inovação, em transformar uma dificuldade em uma oportunidade, ouvindo todo tipo de clichê que encontramos em qualquer pessoa que venha conversar sobre empreendedorismo. As habilidades de um empreendedor devem ser aquelas que levam ao sucesso da organização, devendo ele ser capaz de assumir riscos, identificar oportunidades, ter conhecimento, organização, tomar decisões, saber liderar, ter dinamismo, independente, otimismo e tino empresarial.
Quando se fala em assumir riscos, denota-se ao empreendedor a percepção da sua coragem em enfrentar desafios e tentar um novo empreendimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos para o sucesso. Nota-se que o risco é parte integrante de qualquer atividade e é preciso lidar com elas.
Para o empreendedor identificar oportunidades, ele deve ficar atento e perceber, no momento certo, as oportunidades que o mercado oferece e reunir as condições propícias para a realização de um bom negócio. Para isso é essencial que ele tenha conhecimento da área que pretende atuar de modo a ter mais êxito em seu empreendimento e ter organização que reflete na utilização dos recursos (materiais e humanos) de forma racional. Neste novo ambiente empresarial, estar atualizado e se manter atualizado é um desafio, não apenas por uma questão de competitividade, mas de sobrevivência. Em todos os aspectos, as transformações que estão ocorrendo impõem a adoção de novas posturas, inclusive no âmbito acadêmico.
O novo cenário que se desenha é uma sociedade composta de micro e pequenas empresas no lugar das grandes organizações do passado. O empreendedor, com toda sua capacidade de transformação e criação, é o modelo que se apresenta como solução a continuidade do desenvolvimento sócio-econômico. Nesse sentido, é preciso trabalhar na base da educação fundamental para elevar a auto-estima. Deve-se considerar que os empreendedores são gestores que possuem habilidades de prever oportunidades. Eles