Empreendedorismo
É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.
*A perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. (DORNELLAS, 2008 – p. 22)
Inovação, ousadia. Buscar o novo com o intuito de obter sucesso e melhores resultados.
2 - EMPREENDEDORISMO E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Visão Histórica de Empreendedorismo
Em meados do Século XVII ocorreram os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).
Já no Século XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.
Assim, identificar e avaliar a oportunidade é identificar a oportunidade e analisar a sua potencialidade no que se refere a itens como:
1. Necessidades de mercado,
2. Potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto.
É importante o empreendedor testar a sua idéia ou conceito de negócio junto de potenciais clientes, perguntando se comprarão o produto ou o serviço, fazer uma pesquisa que lhe forneça a dimensão do mercado se está em crescimento, estável ou estagnado. Quem é a concorrência e quais são seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
4. Tipos de Empreendedorismo
Empreendedorismo Corporativo
É um processo de identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócios, dentro de uma empresa existente.
É o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos,