Bobbio
Em seu uso Descritivo a Democracia é definida como forma de governo na qual o poder é exercido por todo povo, ou por muitos, enquanto a Monarquia e Aristocracia o poder é exercido por um ou por poucos, definindo assim a Tipologia.
O termo Democracia para Aristóteles é a forma má, e Politéia termo genérico da Constituição a forma boa. No terceiro dos textos fundamentais da tradição clássica que é extraído das ``histórias de Políbio`` define as 3 formas de governo sendo elas; Reino, Aristocracia e Democracia. Algumas vezes essa tripartição foi substituída por Bipartição, reagrupando a Democracia e Aristocracia em uma só espécie, contrapondo a espécie da Monarquia, ou reagrupando a Monarquia e Aristocracia se contrapondo contra a Democracia. A Primeira foi realizada por Maquiavel, porém, a segunda que determinou e prevaleceu na Teoria Política Contemporânea sendo substituída pela distinção primaria e fundamental entre Democracia e Autocracia, Kelsen foi um dos autores que mais contribuiu para difundir e consolidar esta distinção. A distinção Maquiaveliana retomada por Montesquieu acrescenta a Monarquia e a Republica como terceira forma, a democracia e aristocracia podem ser consideradas como uma única espécie, sob o nome de Republica, que pode ser dividida entre democrática ou aristocrática, Kelsen faz a distinção entre autonomia e heteronomia:
Democráticas são as formas de governo em que as leis são feitas por aqueles aos quais elas se aplicam (e são precisamente normas autônomas)
Autocráticas as formas de governo em que os que fazem as leis são diferentes daqueles para quem elas são destinadas (e são precisamente normas heterônomas)
Em seu uso Prescritivo ou axiológico a democracia pode ser considerada como o resto