empreendedorismo
3.5.3) Como funciona a matriz SWOT
Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz SWOT. Ela traça uma análise da situação atual do negócio e deve ser refeita regularmente, dependendo da velocidade com que o ambiente, o setor e a própria empresa mudam. Em seu portal Plano de Negócios, o especialista no tema e professor nas principais escolas de negócios do país, José Dornelas, aponta quais passos devem ser seguidos para se obter a matriz SWOT:
1. Divida todos os pontos fortes que identificou em dois grupos, os que estão e os que não estão associados a oportunidades potenciais ou ameaças latentes em seu setor;
2. Divida todos os pontos fracos da mesma forma, um grupo associado a oportunidades, o outro a ameaças;
3. Construa uma matriz com quatro quadrantes;
4. Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor em cada uma das quatro caixas.
5. Primeiro corrija o que está errado. Em seguida, aproveite ao máximo as oportunidades identificadas no mercado. Só depois é que você pode se dar ao luxo de prestar atenção a outros problemas e áreas.
3.5.4) Matriz SWOT sem erros
Certifique-se de abordar cada uma das seguintes etapas em sua análise de matriz SWOT:
• Elimine possíveis pontos fracos da empresa identificados em áreas nas quais você enfrenta ameaças
• graves de seus concorrentes e tendências desfavoráveis em um ambiente de negócios dinâmico;
• Capitalize as oportunidades descobertas onde sua empresa tem pontos fortes significativos;
• Corrija possíveis pontos fracos identificados em áreas que contêm oportunidades potenciais;
• Monitore as áreas nas quais você identificou pontos fortes para não ser surpreendido no futuro por possíveis riscos latentes.