ATPS POLITICA AMBIENTAL
RESENHA DO FILME: UMA VERDADE INCONVENIENTE.
Professor Calvet.
JUNDIAI, 07 Março de 2014
Nesse documentário Albert Arnold Gore Jr (Al Gore) que foi o vice-presidente durante o governo Bill Clinton, nos mostra em detalhes como o ser humano está destruindo o planeta. Mostrando como os impactos com as mudanças climáticas, podem alterar toda a vida dos seres humanos em um futuro próximo.
O aumento na temperatura, o derretimento das geleiras, tufões, furacões entre outros desastres, segundo Al Gore, estão sendo causados devido às mudanças drásticas devido ao crescimento acelerado e desordenado de nossas cidades.
Al Gore viaja o mundo todo na missão de alertar os países sobre o “aquecimento global e suas conseqüências”. Nessas viagens também faz duras criticas aos governantes, pois esses não apóiam sua idéia, já que todos nós sabemos não ser interessante aos países mais poluidores, diminuir as emissões de gases, pois estariam lidando com grandes empresas multinacionais, que querendo ou não participam , influenciam ativamente da política nesses países.
Ele fala também das causas de um possível derretimento das geleiras da Groelândia, que aumentariam o nível do mar em pelo menos seis metros, dizimando do mapa mundial, diversas cidades, fazendo com que milhões de pessoas tenham que migrar para outros lugares. Milhares de espécies da nossa fauna, da nossa flora, do ecossistema marinho deixariam de existir, prejudicando e muito o restante do ecossistema.
An Incovenient Truth. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por
Lawrence Bender, Scott Burns, Laurie Lennard e Scott Z. Burns. Elenco: Albert Arnold
Gore Júnior. Estados Unidos: Lawrence Bender Productions / Participant Productions,
22006. Filme (100 min), DVD, color, 35 mm., ganhou em 2007 o prêmio de melhor
documentário.