Projetos e Práticas de Orientação Pedagógicas
RA: 0810289
PAINEL DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SOMOS TODOS IGUAIS?
Projeto elaborado sob a Orientação da Professora Silmara Machado
Amparado na Legislação de Diretrizes Básicas.
UNIVERSIDADE PAULISTA
POLO – FERNÃO GAIVOTA
2014
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Justificativa
Trabalhar a questão da desigualdade social desde a Educação Infantil pode ajudar a mudar a atual sociedade tornando-a mais justa, mas para isso é necessário realizar um estudo sobre as singularidades existentes entre os alunos, bem como a diversidade social, étnica, costumes e valores presentes dentro e fora da sala de aula.
É essa vontade de estabelecer princípios éticos no trabalho que nos leva a defender que na prática das educadoras de primeira infância, seja uma necessidade premente considerar as crianças em toda a sua plenitude, dando-lhes oportunidade para problematizar as diferenças étnicas e sociais, possibilitando-lhes compreender que essas diferenças não são determinantes de inferioridade ou de superioridade, são apenas diferenças e devem ser compreendidas, respeitadas e problematizadas, em diálogos francos, abertos e fraternos.
Objetivo
O presente projeto irá realizar uma reflexão, estudando nas diversas áreas curriculares, o ser individual e o ser em sociedade.
É de grande importância que as crianças entendam que a sociedade é formada por pessoas que se relacionam entre si e para que esse relacionamento seja benéfico é necessário que as pessoas se respeitem independente das diferenças.
Metodologia
Público Alvo
Uma definição clara do público-alvo contribui para criar linguagens e métodos adequados para atingir os objetivos propostos. Assim, deve-se levar em consideração a faixa etária, o grupo social que esse público representa, e sua situação