Empreendedorismo
- aula 01
Jogo de falar as 3 coisas
Propaganda dos produtos (qual o produto, nome, pra quem vender, preço..)
Entendimento de empreender
- aula 02
Leitura dos textos
Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Os negócios sociais integram a lógica dos diferentes setores econômicos e oferecem produtos e serviços de qualidade à população excluída do mercado tradicional, ajudando a combater a pobreza e diminuir a desigualdade. Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais, que também são economicamente rentáveis. Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis. Diversas instituições têm colaborado para a conceituação e fomento deste novo modelo de negócio.
Empreendedorismo corporativo refere-se ao processo pelo qual as empresas se envolvem na diversificação através de desenvolvimentos internos. Tal diversificação requer combinações de novos recursos para ampliar a ação da empresa a outras áreas, ou mesmo às suas atuais áreas, de atuação, correspondendo ao conjunto de oportunidades que a empresa está buscando.
Rodizio em pares
- aula 04
GEM
1999, 2000
SEBRAE, FGV, UFPR, IBQP
18 á 64 anos são consideradas pessoas ativas empreendedores: iniciais: 3 meses á 42 meses ( 3 anos e meio) estabelecidos: acima de 3 anos e meio mulheres e homens – 50% sonho de empreender está em 3 lugar há cada 3 pessoas, 2 empreende por oportunidade e 1 por necessidade
6 á 9 salários (media) somente 9% procuram orgão de apoio
- aula 05 modelo de negócios x plano de negócio
Porque não usar somente o plano