empreendedorismo
*Influências da Administração Cientifica
Pág.283 1°Par.
(...) Seus quadros eram reduzidos e seus componentes considerados individualistas. Sua autonomia começou a ser conquistada depois da Revolução de 1930, quando o major-aviador Plínio Raulino de Oliveira assumiu o comando da Escola de Aviação Militar. A partir de então só foram nomeados comandantes aviadores. Taylor treinava os trabalhadores de acordo com suas aptidões e vontades, a especialização elimina todos os elementos estranhos, afim de que, tudo se concentre na ênfase das tarefas.
Pág.287 1°Par.
(...) Foram trazidos mais de quatrocentos aviões de treinamento e quase todos os oficiais da Aeronáutica na época fizeram um curso do estado maior nos Estados Unidos.
Neste trecho podemos perceber influências dos pensamentos Taylorista, no qual dizia que selecionando os trabalhadores de acordo com suas aptidões e treinando-os para o melhor desenvolvimento do trabalho, maiores seriam os lucros e o crescimento da empresa, assim como o trecho explica.
Pág. 292 3° Par.
(...) Destacaram-se no desenvolvimento do avião vários engenheiros já formados pelo ITA.
Em uma das fases do pensamento Taylorista, ele se preocupou com o treinamento de pessoal e ferramentas para aumentar o desempenho das tarefas , com isso Taylor percebeu que estes profissionais rendiam mais para as empresas. Neste trecho percebemos o destaque dos profissionais já formados.
*Influências da Administração Clássica
Pág.281 2°Par.
(...)Nesse sentido, em sua origem, a Embraer assemelha-se às indústrias petrolífera e siderúrgica, que também contaram com ativa participação dos militares na sua instalação.
Fayol em seus estudos, citou que a organização militar é o modelo do comportamento administrativo apesar de rígida mas exemplificava bem um dos princípios básicos de Fayol que é o de unidade de comando, ou seja cada empregado deve se reportar a um só superior.
Pág.282 3°Par
(...)A organização da aviação do