CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 14 referencias 15
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje devemos saber que a contabilidade está presente em nosso dia-a-dia e para sabermos aplica – lá temos que ter por base seus principais fundamentos. Esse estudado durante sete semestres, portanto nesta etapa final suas mais diversas áreas já aqui estudadas resultaram de extrema importância para a atualidade em que vivemos. Vimos alguns princípios contábeis suas finalidades e ainda, as definições básicas para a tomada de decisão de uma determinada empresa contábil.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 JUSTIFICATIVA A atividade escolhida nesse ramo de atividade surgiu através de uma passagem em serviços públicos prestados, pois o interesse despertado deu-se origem pela ampla diversidade nessa área. A partir desse curto tempo, mas amplo conhecimento adquirido, o que originou ainda mais este foco no interesse dos serviços públicos surgiu também através dos estudos do 6º semestre na disciplina de Contabilidade no Setor Público e Orçamentário, (Prof. Jose Manoel da Costa, autor do livro, EDITORA PEARSON).
2.2 HISTÓRICO Empresa pública é a pessoa jurídica de capital público, instituída por um ente estatal, com a finalidade prevista em lei. A finalidade pode ser de atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. No Brasil as empresas públicas se subdividem em duas categorias: empresa pública unipessoal (com patrimônio próprio e capital exclusivo da União) e empresa pública de vários sócios governamentais minoritários, que unem seus capitais à União, tendo, esta, a maioria do capital votante. A empresa pública tanto pode ser criada, originariamente, pelo Estado, como ser objeto de transformação de autarquia ou de empresa privada. Assim, empresa pública é a pessoa jurídica criada com força de