empreendedorismo
Administração - 4º semestre
2013.1
Empreendedorismo: Suas Origens
Autores:
Douglas Luan Pacheco da Silva
Douglasluan21@hotmail.com
Rosangella Alves
Rosangella-alves@hotmail.com
Daniele Batista de Lima
Daniele_b_lima@hotmail.com
Sheyla Barbosa Cavalcante Leite
Cavalcante100014@hotmail.com
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .01
2. EMPREENDEDORISMO .02
2.1 Definição .02
2.2 História .03
2.3 Empreendedorismo no Brasil .05
3. CONCLUSÃO .06
REFERÊNCIAS .07
1. INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre empreender, mas o que afinal poderia significar essa que palavra que parece trazer em si a receita para mudar de vida?
Empreendedorismo não é invenção do século XXI. Na verdade, o termo empreender tem como primeira característica assumir riscos, assim, analisando a história da humanidade podemos perceber que Marco Polo em sua tentativa de estabelecer uma rota comercial para o Oriente foi um grande empreendedor.
Na Idade Média o termo já era utilizado para descrever aquele que gerenciava grandes projetos de produção e os recursos do governo, o que na verdade é uma grande confusão, pois empreender não é o mesmo que gerenciar. Obrigatoriamente o empreendedor deve ser um bom administrador, no entanto, nem todo administrador é um empreendedor.
A pesquisa aqui apresentada trata exatamente deste tema. Qual a história do empreendedorismo no Brasil e no mundo, suas definições e como ser empreendedor.
2. EMPREENDEDORISMO
2.1. Definição
Há muitas definições de diversos autores, cada qual a seu modo, para empreendedorismo.
De acordo Carlos Osmar Bertero (2006):
O empreendedor é aquele que conquista um pedaço do mercado de grandes empresas complacentes, burocratizadas, com falta de ação inovadora, emperradas por um gerenciamento profissional que não manteve vivo o espírito empreendedor, através do aperfeiçoamento de suas práticas e fundamentos. (BERTERO, 2006,