Empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo e Plano de Negócios
1/3
Prof. Carlos Alberto Tavares
-
1
Curso de Administração
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
EMPREENDEDORISMO
Histórico do Surgimento do Empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
Um primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a
Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, Marco Polo assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro para vender as mercadorias deste.
Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram por volta do séc. XVII, nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Como geralmente os preços eram prefixados, quaisquer lucros ou prejuízos era exclusivo do empreendedor. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor aquele que assumia riscos - do capitalista - aquele que fornecia o capital.
No séc. XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo. Um exemplo foi o caso das pesquisas referentes à eletricidade e química, de Thomas Edison, que só foram possíveis com o auxílio de investidores que financiaram os experimentos.
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram freqüentemente confundidos com