Empreendedorismo
Segundo Dolabela (1999, p.43) “Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação”.
Segundo Shumperter apud Dornelas (2001, p.37) citado por Cecconollo e Ajzental (2008, p.2) “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”.
De acordo com Bressan (2006 p.9) “Ser empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento econômico e de se obter sucesso no mercado. É a visão que todo empresário deve ter, e que muitos ainda não possuem ao empreender o seu negócio”.
O empreendedor é o profissional que busca novas experiências, novos mercados. O empreendedor vem substituir os profissionais passivos que conquistam o mínimo e estão satisfeitos, e hoje em dia o mercado de trabalho vem buscando mais e mais o empreendedor.
O empreendedor tem a característica de encontrar oportunidades onde ninguém procurou entre outras características segundo Dornelas (2001) os empreendedores são visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, são determinados e dinâmicos, são otimistas e apaixonados pelo que fazem, ficam ricos, são bem relacionados, planejam, assumem riscos calculados, são dedicados, entre outras qualidades.
Também podem ser caracterizados pela sua dinâmica de resolver problemas e pelo seu espírito de grandioso, e por sua busca continua de novos conhecimentos.
Não existe um modelo de empreendedor e sua característica especifica, depende muito da atividade executada e do grau de crescimento na empresa em que trabalha.
Em estudos realizados pelo Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil ocupou o 13º lugar no ranking de empreendedorismo na pesquisa realizada em 2008. A