Processos de Soldagem
Corte a Plasma
Professor: Alunos:
Introdução
Aquecendo o vapor a uma temperatura muito elevada, ocorrem alterações nas suas propriedades, por exemplo, suas características elétricas. Temos então o processo chamado de Ionização, ou seja, a criação de elétrons livres e íons entre os átomos do gás. Devido a este processo o gás se transforma em Plasma (conhecido como quarto estado da matéria). A característica mais importante do plasma é alta condutibilidade elétrica.
Figura . Estados da Matéria
Um exemplo de plasma, como aparece na natureza é o relâmpago (Figura 2). Como a tocha plasma, o relâmpago conduz eletricidade de um lugar a outro. No relâmpago, os gases do ar são gases ionizados. Figura 2. Relâmpagos na cidade do Rio de Janeiro
A definição de plasma é tida como o quarto estado da matéria. Quando adiciona mais energia no gás, propriedades como temperatura e características elétricas são modificadas. Este processo é chamado ionização, ou seja, criação de elétrons livres e íons entre os átomos do gás.
Quando isso acontece, o gás torna-se um “plasma”, sendo eletricamente condutor pelo fato de os elétrons livres transmitirem a corrente elétrica.
Quanto menor for a secção, maior será a temperatura no gás plasma, devido a dificuldade da passagem de elétrons.
Em uma tocha de arco plasma a ponta do eletrodo é recolhida em um bocal, através do qual o gás plasma flui. O gás passa pelo arco elétrico formando o plasma. Aquecido dentro do bocal, o gás sofre uma enorme expansão, e sai em um pequeno orifício, adquirindo velocidades na ordem de 6 Km/s, acentuando o fenômeno de dissociação (Figura 3).
Quando fora do bocal, os íons recombinam-se para voltar ao estado gasoso, liberando uma energia tal que leva a temperaturas acima de 25000 °C. Esta energia é então utilizada para fundir o metal base e o metal de adição.
Figura 3. Tocha de Corte/ Soldagem a Plasma.
Histórico do Processo
Em 1950 o