Empreendedorismo
A palavra empreendedor, tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
**Segundo Dornelas (2001, 19 ) os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem.
O papel do empreendedor não se contenta em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. No momento presente, não se tem um momento predominante, mas acredita-se que o empreendedorismo irá, cada vez mais, mudar a forma de se fazer negócios no mundo. A economia e os meios de produção e serviços também se sofisticaram, de forma que hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, que eram apenas obtidos empiricamente no passado. Portanto, a ênfase em empreendedorismo surge muito mais como conseqüência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. Com estas mudanças força os empresários a adotarem diferentes paradigmas.
O momento atual é da era do empreendedorismo, são eles que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, gerando riqueza para a sociedade. O contexto atual é propício para o surgimento de um número cada vez maior de empreendedores. Com a nova era da economia e a era da Internet, temos visto boas idéias inovadoras, um bom planejamento e, principalmente uma equipe competente e motivada, são ingredientes poderosos que, quando somados no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável à criação de novos negócios em curto espaço de tempo, aumentando assim seu capital.
Podemos ainda definir empreendedorismo nos seguintes aspectos:
1 Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz;
2 Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive;
3 Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
O