Empreendedorismo
Disciplina: Empreendedorismo
O que é empreendedorismo?
O “empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950, para ele o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, aquele que cria novos negócios, mas também pode inovar dentro de negócios já existentes. Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Podemos então definir empreendedorismo como o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país.
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, que quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu com o objetivo de designar pessoas ousadas que estimulavam o processo econômico.
Na Idade Média definia-se empreendedor como aquele que gerenciava projetos e não aquele que assumia riscos. Mais tarde no século XVII começou a ser estudada a relação entre empreender e assumir riscos, Richard Cantillon foi um dos primeiros estudiosos a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos) do capitalista (aquele que fornece o capital) e finalmente no século XVIII o capitalista e o empreendedor foram diferenciados. No entanto houve outra confusão na definição do conceito empreendedorismo, pois, no final do século XIX e inicio do século XX empreendedores foram constantemente confundidos com gerentes ou administradores, isso ainda ocorre atualmente, mas não é algo tão complicado diferenciar um administrador de um empreendedor já que administradores gerenciam, organizam, controlam, cuidam enfim do que já existe, enquanto empreendedores