Empreendedorismo
Richard Cantillon identificou o empreendedor como sendo quem assume riscos no processo de comprar serviços ou componentes por certo preço com a intenção de revendê-los mais tarde por um preço incerto. Partindo da definição clássica de Cole de um empreendedor sendo alguém que decide “começar, manter ou ampliar uma unidade de negócio que visa ao lucro”. Parece haver uma base comum a essas definições de um empreendedor: a combinação, a organização ou reorganização de recursos; a introdução de mudanças; e a capacidade para operar sob condições de risco ou incerteza. Há uma transformação semelhante na natureza do Entrepreneurship à medida que as economias vivenciam substanciais mudanças estruturais.
Os tipos de Entrepreneurship mais citados na literatura são os quatro seguintes:
Empreendedor artesão: o indivíduo que é essencialmente um técnico e escolhe (ou é obrigado a isso) instalar um negócio independente para praticar seu ofício.
Empreendedor tecnológico: o indivíduo associado ao desenvolvimento ou comercialização de um novo produto ou um processo inovador e que monta uma empresa para introduzir essas melhorias tecnológicas para obter um lucro.
Empreendedor oportunista: o indivíduo que enfoca o crescimento e o ato de criar uma nova atividade econômica e que monta, compra e “faz crescer” empresas em resposta a uma oportunidade observada.
Empreendedor “Estilo de vida”: o indivíduo autônomo ou que começa um negócio por causa da liberdade, independência ou outros benefícios de seu “estilo de vida” que esse tipo de empresa torna possíveis.
Um empreendedor é qualquer pessoa que organiza e/ou administra recursos sob a forma de uma empresa auto-responsável e não agrícola, e assume certo risco associado à sua participação acionária nessa mesma empresa.
Perfil de um empreendedor