Empreendedorismo
Não existe uma estrutura especifica para um plano de negócios, pois cada tipo de negócios tem suas particularidades, sendo impossível definir um único modelo, porém este documento deve mostrar um entendimento completo do negócio que esta sendo elaborado.
O plano de negócios é um documento que descreve uma empresa, seu modelo de negócio e o que a sustenta, permitindo ao empreendedor se situar no seu ambiente de negócios. É um planejamento para que o empreendedor, ao longo da existência de sua empresa acompanhe sua evolução definindo da melhor forma os caminhos possíveis e impossíveis que poderá seguir.
O plano de negócios deve responder a questões como:
*Quem sou eu?
* O que faço?
* Como faço?
* Por que faço?
* Para onde vou?
* O que quero do público-alvo?
É uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas já existentes no mercado.
A importância de um plano de negócios nas organizações
Segundo Sebrae-SP (2008) O percentual dos empresários que identificou uma oportunidade de negócios cresceu de 15% no triênio passado para Plano de negócio sua definição e criação
Defini-se o plano de negócios como um documento que deve ser utilizado no dia a dia de uma organização como uma ferramenta de gestão estratégica, este é feito minuciosamente através de um planejamento detalhado de uma empresa já existente ou não.
Sua criação é feita passo a passo através de ferramentas estratégicas, informações coletadas, cronograma, analises entre outras ferramentas de gestão. Sendo uma ferramenta dinâmica deve ser atualizado constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico.
Para Chiavenato (2009 – P.89) “As funções do administrador que formam o processo administrativo são mais do que uma seqüencia cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.”