Empreendedorismo
Segundo Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”
Esse processo de criar nos impulsiona a fazer um bom planejamento, se informar e se capacitar é a melhor forma de começar um negocio de sucesso. Um ótimo empreendedor além de técnicas de gestão ele também tem que ter atitude, liderança, ser questionador, persistente, e visionário. O empresário antes de investir em um negócio ele deve analisar se o mercado pelo qual ele pretende seguir é realmente o que ele gosta, analisar suas verdadeiras vocações para se atuar no ramo desejado, outros fatores importantíssimos é verificar se o mercado é lucrativo percebendo os seguintes aspectos: se terá consumidores do produto que será oferecido pois esse é um fator importante para se manter o negócio; se terá fornecedores que passará os produtos por preços vantajosos e com curto prazo de entrega; e principalmente se o empreendedor terá recursos suficientes para investir no ramo que lhe interessa.
Muito se tem questionado a falta de políticas de financiamento ao empreendedorismo no Brasil. Não apenas existe como de vez em quando o dinheiro não é totalmente investido por falta de bons projetos. Vale à pena conferir alguns financiamentos do governo, apoios do SEBRAE e os famosos fundos de capital de risco. O que se nota é que o maior desafio é a falta de um bom planejamento, procurar instituições que o apóie tanto com idéias como com empréstimos caso necessário, se informar sobre empreendimentos que hoje fazem sucesso no mercado, saber contratar os profissionais, saber lidar com situações que possam comprometer o bem funcionamento da empresa caso não seja tomada as decisões certas, a principio o empresário poderia tirar proveito do local de trabalho