Empreendedorismo
Segundo o autor, é bem possível que as características empreendedoras possam estar ligadas fortemente à questão genética, inata da personalidade do indivíduo. Isso se daria ao fato de muitos estudiosos não concluírem de forma cabal e certa se o aprendizado e o treinamento podem fazer um empreendedor de sucesso. Penso que, na realidade, existem aspectos complementares nesta questão. O empreendedor, por suas características de motivação, inovação, conhecimento de mercado, inteligência e atitude corajosa, é, de certa forma, alcançada por uma mistura de personalidade inata, experiência de vida e conhecimento técnico. O grau dessas habilidades e o equilíbrio entre elas é que possibilita um empreendedor de sucesso. Portanto a falta do fator genético da personalidade é capaz de desequilibrar esta “balança” tornado muitas vezes impraticável a atividade empreendedora, que é tão difícil e seletiva.
2. Se você concorda, que características de personalidade distinguem um empreendedor de um gestor competente? Um início de vida difícil é um estímulo importante para revelar capacidade empreendedora? Ou pessoas com boa posição social e boa formação educacional, nascidas em famílias não proprietárias de negócios, podem se revelar bons empreendedores? Procure exemplos de empreendedorismo iniciador de empresas de sucesso em pessoas de várias origens e formações.
O gestor competente, além de todas as habilidades e conhecimentos necessários ao desempenho de suas funções, é necessário que possua características empreendedoras, sobretudo do intra-empreendedorismo para alcançar os objetivos da empresa. Penso que a personalidade empreendedora é fundamental em ambos os casos, contudo aumenta a necessidade de profissionalização à medida que a empresa se desenvolve e cresce.
O início de vida difícil pode ser um aspecto