EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

1033 palavras 5 páginas
Pergunta 1
1.
Leia o trecho do livro: “O primo Basílio” de Eça de Queirós, e assinale a alternativa correta:

Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.
Disponível em: http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ecadequeiros/oprimobasilio.htm
Resposta

O detalhamento da cena ocorre pelo uso de uma grande quantidade de adjetivos, superior à de substantivos, que não demonstram o valor emocional do que é descrito, mas aproximando o realismo na cena.

O trecho demonstra a riqueza dos adjetivos, que acabam por confundir o leitor; ao ler, ele não sabe quais são os adjetivos e quais os substantivos, bem como que o primeiro qualifica o segundo, tornando a leitura pouco objetiva e sem valor.

A principal preocupação do narrador é mostrar o desapego da personagem com seus pertences, detalhando-os com diversos adjetivos, ignorando os acontecimentos que movem a história.

Devido à existência de muitos substantivos na cena, o narrador obrigatoriamente deveria explorar os adjetivos, utilizando até mais de um para cada elemento, mantendo o leitor atento aos acontecimentos.

O narrador ao descrever de maneira detalhada os elementos que constituem a cena, mostra seu apego emocional com tudo e todos que estão presentes no momento de sua observação.
0,2 pontos
Pergunta 2
1.
Comparando a análise da definição e importância do adjetivo segundo, Zagajewski e Bechara são semelhantes nos aspectos:
Resposta

Os autores destacam a

Relacionados