Administração
Passou a fazer parte da Federação Centro-Americana, e obteve sua independência em 1838. O país vivenciou uma ditadura entre os anos de 1932 a 1949, após este período, vieram governos frágeis, interrompidos por golpes militares.
A eleição de um presidente civil só se deu em 1981. Na década de 1980, Nicarágua o país vizinho teve o poder tomado por guerrilheiros denominados sandinistas. Honduras apoiou os contras, como eram chamados os rebeldes anti-sadinistas.
Com base em Honduras e com o apoio dos Estados Unidos os rebeldes atacaram Nicarágua, isso fez com que gera-se tensões entre os dois países. Nicarágua e Honduras disputam o golfo de Fonseca, na costa do Pacifico.
A chegada dos espanhóis a ilha se deu em 1494, mataram os índios arauaques que ali viviam, e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar.
Em 1670 os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha. O fim da escravatura (1833) e dos privilégios comerciais (1846) fizeram com que a região se empobrecesse.
Tornou-se independente em 1962, após trinta anos de luta, e no mesmo ano entrou para a Comunidade Britânica. O país se aproximou do bloco soviético durante a Guerra Fria em 1970.
Já na década de 1980, o país adotou política liberal e ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nas primícias da década de 1990, ocorreu uma crise econômica, que gerou greves e um significativo aumento da violência.
Em 1999, foi fundado um grupo de cooperação com os Estados Unidos, para extinguir as plantações de maconha na Jamaica.