Empreendedorismo e Inovação
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - CEUNES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIAS - DETEC
ANDRE ROSSINI
JOSÉ RICARDO FORNACIARI
LEONARDO CAETANO ABREU
RAMON NUNES
SÓLON COLODETTI
TÁCIO GOMES
VINICIUS FERREIRA PINTO
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
SÃO MATEUS
2014
ANDRE ROSSINI
JOSÉ RICARDO FORNACIARI
LEONARDO CAETANO ABREU
RAMON NUNES
SÓLON COLODETTI
TÁCIO GOMES
VINICIUS FERREIRA PINTO
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Trabalho apresentado para as exigências da disciplina Gestão da Inovação tecnológica, referente ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo-CEUNES/UFES.
Professora: Katia Maria.
SÃO MATEUS
2014
1. INTRODUÇÃO No mundo contemporâneo para se sobressair no mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar o perfil de empreendedor que apresente um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico. Esse novo profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias, que revolucionem a maneira de administrar as decisões que, trarão o sucesso para a organização. “A palavra empreendedor origina-se da palavra entrepreneur que é francesa, literalmente traduzida, significa aquele que está entre ou intermediário.” (HISRICH, Robert. D., 1986, p.96).
Ainda segundo Hisrich (1986), empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Sendo assim, o espírito empreendedor envolve emoção, paixão, impulso, inovação, risco e intuição. Mas deve também reservar um amplo espaço para a racionalidade. O balanceamento entre aspectos racionais e emocionais do negócio é