Empreendedorismo e inovação
RESUMO
O tema empreendedorismo está em alta e estudos recentes demonstram que os brasileiros têm um ímpeto empreendedor, contudo, a qualidade dos empreendimentos ainda não atingiu um estágio de geração de inovação nos negócios. Seja sob o aspecto tecnológico ou administrativo a inovação é um fatores que impulsionam o crescimento das empresas e criam as condições para competir no mercado.
Palavras-chave: empreendedorismo, inovação, tecnologia, administração
1 INTRODUÇÃO
Não é exagero dizer que empreendedor foi uma das primeiras figuras a aparecer desde que o homem tomou consciência da sua capacidade de lutar pela sobrevivência utilizando seu cérebro como ferramenta para planejar e executar as atividades de subsistência. Foi o empreendedor dos primórdios que teve a visão e a capacidade para construir armas, articular e conduzir os esforços coletivos para atingir seus objetivos. O Brasil é um país que apresenta um número grande empreendedores, porém, nem todos têm a mesma motivação. Existem aqueles motivados exclusivamente pela necessidade de renda e que nem sempre tem o perfil necessário e aqueles que têm o perfil, mas, ainda não atingiram um grau de conhecimento e capacitação que conduzam seus empreendimentos a estágios avançados de inovação e criatividade. Não está se falando aqui apenas no sucesso financeiro destes empreendimentos, pois, a sua permanência no mercado depende de outros fatores para que tenham estabilidade e rentabilidade por muito tempo. Um destes fatores é a inovação em todas as suas formas.
2 O PERFIL DO EMPREENDEDOR
Segundo Chiavenato (2004, p.3) o termo empreendedor do francês entrepreneuer – significa aquele que assume riscos e começa algo novo e ainda conforme Cruz Jr (2006, p.4) em 1800, o economista francês Jean Batist Say, considerado o pai do empreendedorismo, utilizou o termo empreendedor no livro Tratato de Economia Política. A expressão empreendedorismo foi traduzida da