empreendedorismo e idh
Suelen Amanda de Souza
Taise Reinert
Prof. Jorge Costa
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – Grupo UNIASSELVI
Engenharia Química (ENQ 1.6)
01/11/2013
RESUMO
O Papel do empreendedorismo na sociedade e promover o desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades e agarra-las e faze-las tornarem lucrativas.
Palavras-chave: Economia; qualidade de vida; empreendedor.
1 INTRODUÇÃO
Empreendedorismo esta associado a abertura e administração de empresas com o objetivo de gerar lucro.
Cada vez mais se observa o desenvolvimento de novos empreendedores, chamados empreendedores sociais.
A escassez de recursos que afligem a sociedade é umas das principais causas que motivam o crescimento do empreendedorismo social. O empreendedor social vê oportunidades até onde não são apresentadas, características tais como persistência, liderança, autoconfiança, responsabilidade, etc., são as características de um empreendedor.
Países como o Brasil, estão iniciando o processo de expansão do empreendedorismo, com intuito de contribuir com o crescimento sustentável do país, gerando mais qualidade de vida a população.
2 EMPREENDEDORISMO E IDH
O empreendedorismo e o IDH tem uma relação ao fato de empreender com inovar, a qual está ligada ao conceito de desenvolvimento. As novas relações entre o Estado, a sociedade e o setor produtivo conceituam desenvolvimento com base nas relações sociais de produção.
A distribuição de renda é igualmente importante quanto o crescimento econômico, sobretudo no Brasil, que possui alta concentração de renda.
2.1 EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum