BEM ESTAR x IDH
Indice de Desenvolvimento Econômico X Indice de Desenvolvimento Humano
INDICE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Por definição Índice de Desenvolvimento Econômico - IDE é o aumento real da renda nacional, por um longo período de tempo. Este aumento real se dá através de incentivos para investimentos, empreendedorismo e inovações, ajustes fiscais e jurídicos, além de uma efetiva distribuição de bens e serviços a população.
Ele é a soma do Crescimento Econômico com as melhorias na qualidade de vida, investimentos em saúde, educação e infraestruturas.
O crescimento econômico, por sí só, não é garantia de que a população também obtenham melhorias nos índices de bem estar social.
Indicadores, recomendados pela ONU, tais como expectativa de vida, taxa se mortalidade infantil, grau de alfabetização, servem para avaliar o grau de desenvolvimento social e econômico de uma população.
A partir daí surge o Índice de desenvolvimento Humano - IDH, que de 0 a 1 (menor e maior nível) passa a ser novo instrumento de análise.
O IDH é composto pelo PIB, pelo poder de compra, expectativa de vida ao nascer e o nível de instrução de uma população, indicando em suas medições gêneros masculino e feminino. Nos últimos anos nota-se também a preocupação com as questões ambientais.
No mundo o País com melhor IDH é a Noruega, já o Brasil ocupa a 85º colocação, principalmente pela educação e o índice de vida, que não são os melhores, ficando abaixo da média da América Latina.
A cidade de São caetano do Sul, no Estado de São Paulo é a que apresenta o melhor IDH no Brasil, o RS aparece na 28ª colocação, com a Cidade de Porto Alegre.