Empreendedorismo social
SERVIÇO SOCIAL
Depressão e neoliberalismo:
CONSTITUIÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE
Arapiraca
2009
depressão e neoliberalismo:
CONSTITUIÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral.
Arapiraca
PESQUISA (Levantamento de informações)
Existem programas e instituições que realizam atendimento na área de saúde mental em seu Município (Exemplo: Caps, hospitais psiquiátricos, Atendimentos nos postos de saúde etc.)?
R- Sim, existem estes tipos de instituições que realizam atendimento na área de saúde mental em meu município.
a)- Nome do Município:
R- Prefeitura Municipal de Arapiraca
b)- Nome do programa e local de implementação.
R- Secretaria Municipal de Saúde CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial Nice da silveira)
c) Número de pessoas atendidas em 2008.
R- Quantidade de atendimento individuais: 3780 Quantidade de visitas domiciliares: 960 Quantidade de oficinas realizadas: 384 Quantidade de grupos realizados: 1488
INTRODUÇÃO
O modo como está organizada a sociedade é decisivo para a saúde de seus membros, aqueles que não conseguem alcançar os ideais propostos pela cultura são marginalizados e considerados anormais ou patológicos. A sociedade contemporânea favorece um distanciamento entre os indivíduos devido ao sistema econômico e político atual, o neoliberalismo que encontra-se em vigência, concedendo ao indivíduo uma certa liberdade considerada negativa, e que vem acompanhada do desamparo, de acordo com as normas desse sistema o homem deve contar apenas consigo mesmo, tornando-se um ser que se basta tendo o outro como um obstáculo à sua realização pessoal. A cultura atual, ao estabelecer esse ideal favorece as denominadas patologias do narcisismo entre as quais está denominada a depressão, considerada o mal do novo milênio.