Empreendedorismo, projetos e negócios
O Empreendedorismo é um fator chave da economia de qualquer país. Pode-se dizer que a riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir, em quantidade suficiente, os bens e serviços necessários ao bem estar da população. Por este motivo, acredita-se que o melhor recurso 1disponível para solucionar os graves problemas sócio -econômicos pelos quais o Brasil passa é a liberação da criatividade dos empreendedores, através da livre iniciativa, para produzir esses bens e serviços.
Iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. Firmeza e determinação, são algumas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor. É este o espírito que motiva as pessoas a abrir o seu negócio a realizar coisas novas.
Isso nos leva a refletir que investir em empreendedorismo fortalecendo as cadeias produtivas e incentivando as microempresas e empresas de pequeno porte, talvez não seja uma opção, e sim um fato que leva ao desenvolvimento da economia, funcionando como um dos elementos impulsionadores dos setores social, político e econômico
2. DESENVOLVIMENTO
A) Primeira etapa:
Desde do início da humanidade, as pessoas se uniam para caçar, planejavam suas batalhas, como e quando fazer, esquematizavam estratégias, elas eram o ponto de partida e era fundamental para atingir seus objetivos finais.
Porter (1997) afirma que "uma empresa sem estratégia corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência". Neste contexto, ele esclarece que ser apenas eficiente não basta, e sim ter uma estratégia bem definida é a única forma de garantir uma posição única e diferenciada, para a empresa enfrentar seus concorrentes.
Geralmente, uma empresa faz a sua opção por uma estratégia competitiva de acordo com as necessidades do mercado ou de acordo com a sua capacidade de ofertar produtos ou serviços que possam competir nesse mercado. Nesse sentido, Porter (1986) define