Empreendedorismo Origem
EMPREENDEDORISMO - INTRODUÇÃO - ORIGENS E PRINCIPAIS CONCEITOS
O EMPREENDEDOR - CARACTERÍSTICAS, PAPÉIS SOCIAIS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
- INTRODUÇÃO E ORIGENS DO EMPRRENDEDORISMO
A palavra Empreendedor tem origem francesa - entrepreneur – define aquele que inova, que assume riscos, ou numa tradução mais livre; “aquele que se mete no meio”. Empreendedores são pessoas que desenvolvem formas especiais, inéditas e inovadoras ao se dedicarem às atividades de organização, administração, execução.
Suas metas são principalmente a geração de riquezas e transformação de conhecimentos e bens em novos produtos ou serviços; gerando novos processos, transformando informação em conhecimento.
Primeiro uso do termo
O primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Pólo, que tentou estabelecer uma rota comercial com o oriente. Neste caso o empreendedor corria os riscos físicos e emocionais, enquanto o capitalista assumia os riscos de forma passiva.
Idade Média
Na idade média, o termo empreendedor foi usado para descrever tanto um participante quanto um administrador de grandes projetos de produção. Em tais projetos, esse indivíduo não corria risco, simplesmente administrava o projeto usando os recursos fornecidos, geralmente pelo governo do país.
Um típico empreendedor da Idade Média era o clérigo, ou seja, pessoa encarregada das obras arquitetônicas, como castelos e fortificações, prédios públicos, abadias e catedrais.
Século XVII
Ocorreu os primeiros indícios da relação entre assumir riscos e empreendedorismo. Relação entre empreendedor e governo, onde o primeiro assumia a responsabilidade por prestar algum serviço ou fornecer produtos ao governo, por meio de um contrato estabelecido entre as partes.
Nesses contratos geralmente os preços eram pré-fixados, sendo que qualquer lucro ou prejuízo que viesse a ocorrer era de inteira responsabilidade do empreendedor. Neste período, Richard
Cantillon, foi um dos