Empreendedorismo-identificando oportunidades
Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma condição necessária, mas não suficiente para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma idéia pode ser convertida em um negócio de sucesso. Este módulo tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.
CAPÍTULO 1 - Idéias e Oportunidades
Sabia que nem sempre uma boa idéia é, necessariamente, uma boa oportunidade de investimento?
Para se qualificar como uma boa oportunidade de investimento, o produto ou serviço que você tem em mente deve atender a uma necessidade real com respeito à funcionalidade, à qualidade, à durabilidade e ao preço. A oportunidade, em última instância, depende da habilidade para convencer os clientes (o mercado) dos benefícios do produto ou serviço. É o mercado que determina se uma idéia tem potencial para tornar-se uma oportunidade de investimento, ou seja, apenas o estudo de mercado nos dirá se a idéia gera valor para o usuário final do produto ou serviço.
Um dos primeiros objetivos do empreendedor que é o de formular uma idéia a partir de uma oportunidade percebida.
Uma oportunidade pode parecer viável, mas, só com algum esforço de pesquisa é possível determinar sua viabilidade.Quanto mais avaliada for a oportunidade, menos arriscada será a concretização da idéia.
Mas, cuidado! Existem muitas oportunidades que não passam de certos modismos. É possível ganhar dinheiro com elas, mas fazer investimentos pesados e projetar ganhos duradouros,baseado em modas passageiras é um risco.
Para explorar estes “modismos” você tem que se preocupar em encontrar o momento certo para “entrar na onda”. É necessário entrar no mercado um pouco antes do início da moda e sair antes do seu fim.
Contrariamente aos modismos, as tendências,