Empreendedorismo: identificando oportunidades
Este artigo trata das oportunidades de negócios para os empreendedores. Serve como orientação aos empreendedores que têm um sonho e que não sabem ao certo como conseguir resultados nele, porém não é um guia que deva ser encarado como uma verdade única, e sim uma ajuda na clareza das idéias iniciais dos empreendedores. É uma pesquisa de caráter bibliográfico, que busca orientar um empreendedor ao sucesso no negócio escolhido.
Palavras-chave: Oportunidades. Empreendedores. Negócios. INTRODUÇÃO
A oportunidade de negócios está no foco deste artigo. Saber identificá-las é primordial para os em-preendedores, para tanto se torna necessário definir o que é empreendedor, “o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e respon¬sabilidades e inovando continuamente” (CHIAVE¬NATO, 2005, p.3).
Empreender para muitos é uma tarefa arrisca¬da, e na verdade, é. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. “Um dos principais atribu¬tos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo” (DOLABELA, 1999, p.44).
A inovação é o instrumento específico do es¬pírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza (DRUCKER, 1995). Essa maneira de inovar será abordada mostrando quando devemos iniciar um negócio e como agir na criação dele.
Tendo em vista os assuntos aqui relatados, o objetivo deste estudo é explanar sobre as oportuni¬dades de negócios para os empreendedores. Como principal fonte de dados, os autores aqui aborda¬dos para apoiar as informações aqui relatadas são Idalberto Chiavenato (2005), Fernando Dolabella (1999), L. J. Filion (1991) e Peter F. Drucker (1995). Esta pesquisa é um estudo de caráter exploratório-descritivo,