Ambição e etica
Duas qualidades quando bem utilizadas proporcionam a continuidade, qualidade e bons resultados nos negócios ao oposto provocam rumores de ganância e mais ganância, resultado positivo à qualquer custo independentemente da situação.
No filme é notório que ambição a qualquer custo e a falta de ética foi relevantemente utilizada. A Conduta profissional inadequada deixa claro que a ambição por poder, dinheiro que seja faz com que pessoas gabaritadas, técnicas e conhecedoras da responsabilidade perante a sociedade como os administradores, contadores, advogados entre outros hajam de ma fé e destroem sonhos, economias, empregos e até a mesmo a saúde dos indivíduos.
O dinheiro aparecia mesmo com a saúde econômica debilitada que era forjada, apresentando lucro exorbitante promovendo e iludindo acionistas com o retorno fácil e vantajoso, funcionários e muitos outros aplicavam seus recursos aumentando cada vez mais a bolha de falcatruas e fraudes.
Para nós Contabilistas assistir a uma quebra da sétima maior empresa americana na época com o respaldo de um profissional Contador foi sem duvida alguma constrangedor, registrar futuros ganhos algo que ainda nem estava sendo negociado foi a grande “jogada” assinada ainda pelos Auditores dando total veracidade. “O que o dinheiro fácil não faz”.
Como esse filme nos proporciona uma análise e reflexão sobre:
Individualismo, cultura diferente e oportunismos.
Reflete que Continuamos individualistas, exemplo os escritórios Contábeis que oferecem um menor valor pelo serviço sem pensar no outro. A cultura diferente pelo fato que os responsáveis foram presos e aqui no Brasil à coisa seria um pouco diferente. Mostra que o oportunismo esta acima de tudo.
Paralelo com o nosso país.
A conduta ilegal dos administradores da Enron lembra o caso do Banco Santos aqui no Brasil, muitos agiram com atitudes eticamente reprováveis com o uso de informações privilegiadas, beneficiando pequena fatia de espertalhões. Quando