ética e ambição
Freqüentemente ouvimos falar “Cuidado com fulano,ele é muito ambicioso” ou, “não gosto de tratar com pessoas ambiciosas, elas não têm limites”
Não podemos mais pensar desta forma, esquecemos muitas vezes de tudo que construímos e o sucessos atingidos com base na ambição. Derivada do latim, a expressão que deu origem à palavra ambição tratava da ação de cercar por todos os lados as possibilidades de alcançar elevada condição, um forte desejo de alcançar um objetivo.
Porém muitas pessoas confundem ambição com ganância, que derivada do latim é o fruto de agiotagem, usura (empréstimo de dinheiro e juros altos.)
É possível ser ambicioso sem prejudicar ninguém desde que suas metas sejam éticas, seus efeitos beneficiam não apenas as pessoas ambiciosas mas também trazem conseqüências benéficas para um grupo maior de pessoas
Agora quando se fala em ética devemos sempre lembrar que qualquer pessoa cometem deslizes no seu dia a dia, conversar no cinema ou colar na prova são fatores anti-eticos. Ficar feliz pelo seu filho vencer uma partida de vôlei mesmo sabendo que foi roubado são conceitos que te fazem repensar em como ser realmente ético.
Com isso podemos dizer que sim ambição e ética são conciliáveis desde que seja feito sem a ganância, e pensando também no próximo, que traga benefícios para chagar onde se almeja, não sendo um em detrimento para uma uma segunda pessoa.
Seus efeitos beneficiam não apenas a pessoa movida pela ambição, mas trazem também, direta ou indiretamente, conseqüências benéficas para um grupo muito maior de pessoas (aqui percebemos claramente a ética em sua tradução mais nobre).
Fonte: Ambição e Ética | Portal Carreira & Sucesso
Agora vejamos o conceito de ganância. A origem latina da palavra remete ao uso da palavra como fruto de