Etica
A humanização se faz na mudança para o crescimento. É pela negação do estado atuar de coisas que cada individuo humano complementa-se e cresce. A humanização se dá pelo suprimento de necessidades que sentimos, quando fazemos algo com nosso atual estado. Com efeito, agimos de forma a suprir carências, necessidades sentidas, no nível biológico, social e transcendental, os três componentes primários geradores de toda a atividade humana.
Ao mesmo tempo que as pessoas são importantes, elas também são complexas; pelo simples fato de serem complexas elas se tornam indispensáveis para a organização. A diversidade cultural é inquestionável, pois isso é inerente ao ser humano desde os primórdios das antigas civilizações. Se agruparmos cinquenta pessoas em um mesmo ambiente para desempenharem a mesma tarefa, certamente todas elas ou pelo menos a maioria desempenhará as tarefas da mesma forma, mas terão ideias diferentes acerca do modo pelo qual a tarefa foi realizada. A empresa que realizar investimentos tanto em pessoal como em tecnologia possui grandes chances de aumentar sua competitividade, e essa competitividade será ainda maior se a empresa distribuir corretamente as funções e verificar constantemente se tudo está sendo feito conforme o planejado. Para isso, ela deverá colher informações através da observação direta, que é a observação in loco de tudo o que acontece naquele ambiente organizacional. Para isso, a empresa contratará sociólogos ou psicólogos para colher esses dados.
2. RELATÓRIOS PARCIAIS SOBRE ÉTICA, MORAL E LEI.
Moral
Moral é o conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivencíados por um grupo humano. Nas culturas dos grupos humanos estão presentes hábitos e costumes considerados válidos, porque bons; bons, porque justos; justos, porque con¬tribuem para a realização dos indivíduos. Atos gerados confor¬me esses hábitos serão julgados morais ou moralmente bons. Por outro lado, há hábitos e costumes