Empreendedorismo Gestão de Estoque
ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.
CURSO: BACHAREL SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Pesquisa Relacionada à Gestão de Estoque
Araguaína abril/2014 Carlos Augusto Bezerra Melo
Luis Henrique Pereira Queiroz
Rafael dos Santos Silva
Rafael Rodrigues Cruz
Ueslei Bispo de Carvalho
Pesquisa Relacionada à Gestão de Estoque
Araguaína-TO abril/2014 1 - O que é estoque?
Estoque são designações usadas para definir quantidades armazenadas ou em processo de produção de quaisquer recursos necessários para dar origem a um bem (Filho, 2006, p. 62) com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva.
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (Garcia et al., 2006, p.9).
No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off "Expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto"(Garcia et al., 2006, p.9). O alastrar do número de SKU's (Stock Keeping Units) "logística de armazenagem designada a diferentes itens de estoque", o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm