Empreendedorismo
Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira
Tema Nº 9 – Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira
Habilidades a Desenvolver:
• Obter financiamento para pequenas empresas. • Garantir a manutenção do capital de giro necessário para o funcionamento de uma empresa. • Elaborar fluxo de caixa.
Para que uma empresa opere de maneira satisfatória, ela precisa de recursos financeiros. Desde o início de suas atividades, ela demandará dinheiro para pagamento de matérias-primas, remuneração de empregados, pagamento de aluguel do imóvel, recolhimento de taxas e impostos etc. Garantir a suficiência de dinheiro para esses desembolsos, além de obter lucro (que é a remuneração do empreendedor pelos riscos que assumiu), é essencial para o negócio. Neste tema, você aprenderá sobre as atividades básicas que o empreendedor deve desempenhar no tocante aos recursos financeiros da empresa. Como sempre, sua dedicação é fundamental para o sucesso de seu aprendizado. Então, bons estudos!
Gerenciamento Financeiro
Muitas pequenas empresas não contam com um profissional da área financeira, cabendo ao próprio empreendedor executar as tarefas relacionadas com a gestão dos recursos financeiros, na maior parte das vezes, de maneira intuitiva.
75
Empreendedorismo
Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira
Enquanto essa realidade existir, o empreendedor deve, para não “tomar sustos”, desempenhar algumas funções típicas da área de finanças, conforme quadro apresentado por Chiavenato (2004, p. 216):
Controle de caixa: A tesouraria deve saber, a todo momento, o seu saldo. Controle de conta corrente: É o extrato elaborado pela tesouraria por meio do movimento diário de caixa e bancos, com créditos, débitos e respectivas datas. Conciliação bancária: Compara o extrato da tesouraria com o do banco para verificar pendências ou erros. Contas a