Livro da razão e balancete
Atividade: Lendo o que não está escrito
Análise dos textos propostos na atividade
Em comparação aos textos propostos, observa-se que se é possível ler do mesmo jeito textos diferentes, pois alguns textos são dotados de conteúdos implícitos e necessitados de uma interpretação de acordo com aquilo que não esta escrito, mas se é expressado. Cada texto possui uma natureza e um ponto determinado para sua conclusão.
O autor do texto, tem a intenção de através de um diálogo com filho, o pai fazer-se entender pela sua de expressão implícita no texto, que o homem não conhece a esposa até se casar, traduzindo assim o gênero textual e como piada.
Na história protagonizada por Helga, o conteúdo implícito na frase leva-nos a entender que existe uma grande satisfação das mulheres enquanto os maridos não chegam, como se isso estragasse a festa das mulheres, ilustrando assim o humor que é típico de tais personagens.
Helga, quando fez um bolo para quem queria emagrecer, indiretamente disse que hagar estava precisando emagrecer e não queria, pois cuspiu o bolo. Isto estava implícito no texto.
No texto seguinte, o autor utiliza do tema para expor sua opinião sobre o assunto, onde seu ponto de vista é defendido nas entrelinhas do texto. Claramente o autor pretende demonstrar que o casamento requer compromisso e responsabilidade previamente definidos, deixando bem explicito que o casamento não é uma brincadeira de casinha, e sim um convívio onde a cada dia teremos um aprendizado com nossos erros.
No último, vemos um tema semelhante ao anterior, mas, somente lendo as entrelinhas, perceberemos a mudança do gênero para científico, e demostra uma tese baseia-se em entender melhor as relações que permeiam em meio familiar, e concepção conjugal. O autor deixa bem claro sua comparação com o casamento feito no século anterior, para o atual, mostrando assim, implicitamente que conceitos pós-modernos permearam nas veias conservadoras da