Empreendedorismo em Curitiba
Acad. Guilherme Schmitd de Oliveira – Educação Física
Acad. Taynan Corti Luchi – Educação Física
Santa Teresa-ES, 08 de Novembro de 2013.
O artigo retrata a experiência de Valdir Novaki, conhecido como Valdir, o Pipoqueiro, de Curitiba. Nascido em São Mateus do Sul/PR. Ele trabalhou como boia-fria, lavador e manobrista de carros, em banca de revistas e sempre “dizia que queria trabalhar com venda de pipoca e que isso daria dinheiro.”
Seu sonho de se tornar pipoqueiro ficou mais forte a partir da observação dos camelôs e vendedores ambulantes que circulavam na Rua Barbosa, em Curitiba/PR. No ano de 1992, Valdir, hoje com 40 anos, procedeu o pedido para trabalhar, e após 14 anos de espera, a autorização foi concedida pela Prefeitura de Curitiba, passando assim a ter um ponto fixo na Praça Tiradentes.
Hoje Valdir é um empreendedor famoso no Brasil, e por conta disso, oferta palestras sobre seu caso de empreendedorismo, atendimento e varejo popular. Além disso, seu negócio está formalizado, possui CNPJ e faz contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para que um dia possa se aposentar, ou quem sabe contratar um funcionário.
O diferencial do produto de Valdir vem da oferta de um cartão-fidelidade, que lhes garante pipoca de graça depois da compra de um determinado número de pacotes; kits de higiene (composto por guardanapo, álcool 70, palito de dente, bala de hortelã e sachê com fio dental) e um pacote especial (para não passar gordura), tudo isso por um valor de R$ 2,50 por um pacote grande de pipoca (doce ou salgada).
Além disso, suas receitas possuem medidas precisas, tanto para pipoca doce quanto para a salgada, o que garante que seus clientes sempre sentirão o mesmo gosto da pipoca, mesmo daqui a 20 anos.