empreendedorismo: como dar e receber instruções adequadamente
EREM de Caruaru Nelson Barbalho
2º ano B
Professor (a): Ângela
Dar e receber instruções adequadamente
Introdução
Num mundo moderno e competitivo, que ocorrem intensas e aceleradas mudanças, o empreendedor deve se comprometer com a excelência de seu negócio. Ultimamente gerir pessoas tem sido um desafio maior do que gerir capital. Para essa pesada tarefa de evoluir junto a esse cenário, as empresas tem investido alto em técnicas e estratégias administrativas ainda mais eficientes no desenvolvimento de pessoas na organização. Mas para o sucesso desses gerenciamentos, são necessárias “pessoas que saibam lhe dar com as outras pessoas”. Um complexo desafio que fora entregado ao líder. A palavra liderar significa conduzir. Um líder é aquele que gerencia o grupo, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum para que juntos possam alcançar os objetivos. Um papel nada fácil.
Primeiramente, para executar tal papel, são necessários requisitos básicos, como: capacidade de assumir riscos, saber aproveitar as oportunidades, ser organizado, ter habilidade de tomar decisões, ser independente, otimista, possuir âmbito de confiar nas pessoas, ser íntegro, humilde etc. Entre esses requisitos, está o enfatizado como tema, e de fundamental importância no relacionamento entre líder e subordinado na realização de alguma tarefa: saber dar e receber instruções adequadamente.
Definição de instrução
Instrução é um termo com origem no latim instructĭo que faz referência à ação de instruir (ensinar, doutrinar, comunicar/transmitir conhecimentos, dar a conhecer o estado de algo).
As instruções consistem em uma forma de comunicar objetivos e planos à equipe. Logo, pode-se inferir que o líder deve exercer esta função com excelência, pois a equipe é dependente de instruções para atuar corretamente.
Em síntese, pode-se dizer que o líder terá que exercer a função de passar instruções e