Empreendedorismo - Análise Parcial do Livro de Chiavenato
É claro que ao adotar um plano de negócio, o empreendedor não estará livre de cometer falhas, atrasando o sucesso de sua iniciativa. Porém, o plano de negócios serve como uma espécie de script, um roteiro que o autor do empreendimento deve seguir, para focar melhor seus esforços em algo que se traduza, dentro de um tempo, em resultados, retorno financeiro e o sucesso do empreendimento.
Como um plano de negócio tem um papel fundamental e indispensável nos rumos que um empreendimento pode ter, ele pode ter vários objetivos e ser útil em diversos aspectos. Alguns dos objetivos que podem ser citados são:
- O plano de negócio serve como uma bússola, que irá direcionar a condução do negócio;
- O plano pode funcionar como um método de avaliação da forma que o negócio se desenvolve;
- Pode abranger todas as características do empreendimento, tanto no presente como no futuro, dando uma visão detalhada e profunda sobre o negócio.
- Lança informações sobre o empreendimento no mercado – isso interessa investidores, bancos e financeiras – ajudando na captação de recursos;
Com base nestes objetivos e em tantos outros que podem ser citados, pode-se concluir que os benefícios que um plano de negócios proporciona para as pessoas que estão iniciando um empreendimento são realmente favoráveis, já que prestam assistência e fornecem um norte para estes empreendedores.
Como já citado até aqui, o plano de negócios pode auxiliar a empresa a trilhar por caminhos que podem reduzir as