Empreendedor e empresario
Posso observar um empreendedor como uma pessoa que percebe oportunidades e cria meios de realizar seus objetivos. É uma pessoa que faz acontecer, que coloca suas idéias em prática, assumindo riscos e não teme em administrá-los. Empreendedor é uma pessoa apaixonada pelo que faz, é uma pessoa que busca inovar , que busca sempre alcançar o sucesso. Empreendedores são ótimos líderes, desenvolvem excelente relacionamento com cliente, fornecedores e colegas. Enxergam o futuro de sua organização, não são inseguros, pois além de tomarem decisões, sabem implantar ações rapidamente. Sabem e tem facilidade de transformar algo difícil, em algo concreto. É uma pessoa curiosa e atenta às informações que lhe rodeiam. Querem sempre estar a frente das mudanças e serem donos do seu destino. Para um empreendedor, quanto maior o desafio, melhor será seu caminho empreendedor.
Já o empresário, é responsável pelo bom funcionamento de uma empresa, é quem delega funções e faz com que se cumpram as metas. Não é uma pessoa com dom de inovar. É o empresário que mantém a empresa funcionando e crescendo. Sua atenção esta sempre voltada em eventos dentro da organização.
Claro que um empreendedor pode ser um empresário, esse é o melhor dos profissionais, pois além de criar e construir, executa. O empreendedor enxerga uma oportunidade no mercado, rapidamente identifica o que precisa ser feito e logo executa a operação. Depois que sua ideia está sendo executada, ele delega tarefas, deixa a coisa funcionando, administrando aqui e ali ao mesmo tempo em que parte para um novo negócio. Identifico Attilio Bilibio, como sendo empreendedor e empresário. Foi desde pequeno um grande empreendedor, de certa forma um empreendedor oportunista, pois montou, comprou e fez crescer uma empresa pela oportunidade observada na época de que seria um negócio promissor. Trouxe inovações em tecnologia de ponta, formando uma Joint Venture com uma empresa americana e devido a isso,