Empreededorismo
Em 1476 herdou do pai o cargo de mestre da balança da Casa da Moeda, um cargo equivalente ao de escrivão e tesoureiro, posição de responsabilidade em sua época.2 Em 1497 foi escolhido para redigir, na qualidade de Vereador, os Capítulos da Câmara Municipal do Porto, a serem apresentados às Cortes de Lisboa. Afirma-se que D. Manuel I, que o nomeou para o cargo no Porto, lhe tinha afeição.
Em 1500, foi nomeado escrivão da feitoria a ser erguida em Calicute, na Índia, razão pela qual se encontrava na nau capitânia da armada de Pedro Álvares Cabral em Abril daquele mesmo ano, quando a mesma descobriu o Brasil.
Tradicionalmente aceita-se que Caminha faleceu em um combate durante o ataque muçulmano à feitoria de Calicute, em construção, no 16 ou 17 de dezembro de 1500.
Caminha desposou D. Catarina Vaz, com quem teve, pelo menos, uma filha, Isabel De Caminha.
Carta de Acha mento do Brasil
A carta também conhecida como “Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o descobrimento do Brasil, onde ele registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta.
É considerado o primeiro documento escrito da Historia do Brasil. O termo descobrimento é questionado nos dias de hoje,, pois quando usado nos faz esquecer que estas terras já eram habitadas por índios.
Vaz de Caminha redigiu essa carta para Dom Manoel I.
A carta tem a data em 1° de maio de 1500, a cidade onde estavam era Porto Seguro, e foi levado para Lisboa por Gaspar de Lemos um navegador da época.
A carta foi descoberta no século XVIII por José de SEABRA da Silva, mais precisamente em 1773. Foi noticiado pelo historiador espanhol Juan Batista Munhoz, e publicada pela primeira vez no Brasil pelo Padre Manuel Aires de Casal, um português, que além de padre desempenhava a função de geógrafo e historiador, e viveu no Brasil durante muitos anos. Tal publicação ocorreu em sua obra denominada como “Coreografia Brasílica” de 1817. Caminha documenta algumas características físicas da